top of page

.

Seis meses depois da primeira importação de animais vivos do Canadá foi aberto o protocolo de importação África do Sul – Brasil para embriões. O que fez com que fizéssemos nossa primeira visita à África do Sul, em Setembro de 1999, com intenção de adquirir embriões da raça ovina Dorper, e também de Bôer.Com o auxilio do médico veterinário africano, Luiz Amaral fizemos visitas a diversos criadores de Dorper e Bôer, e com isso fomos selecionando os melhores animais de cada criador para coletar os embriões que importamos, além de conhecer melhor a história da raça Dorper e trocar experiências com os veteranos criadores da raça na África do Sul.

Dentre os criadores visitados fizemos nossa base genética no Dorper com os animais de:

1) Ernest Connan: que vive numa região semidesértica em Upington, cidade localizada a 100km do deserto da Namíbia,com índices pluviométricos assustadores (120mm) e com excelentes animais,adaptados de boa conformação e pelagem. Estivemos em sua propriedade numa época de chuva e que estava com índices abaixo da media, pois tinham chovido apenas 75mm.

 

2) John Dell: um dos melhores do ranking de criadores da África do Sul, sua fazenda está em uma região de melhor pluviosidade (350 mm) porem bastante àrida, com excelente genética e um dos maiores rebanhos Dorper do pais. 

 

3) Tien Jordan: um criador apaixonado pelos Dorpers , amante da Line breeder e das criações de pássaros, um dos melhores do ranking da África do sul e um dos criadores que mais produz animais tipo 5 para as vendas nacionais, a exemplo do ultimo leilão nacional ,dos 8 animais colocados como TOP no leilão,classificação esta que é feita na véspera por 3 juizes , 5 eram de Tien Jordan, não precisa dizer mais nada sobre o criador.

 

4) Ron Van de Merve e seu filho Rickus Van de Merve: outro dos bons criadores de Dorper da África do Sul localizado também numa região árida e com excelentes animais no seu rebanho, rebanho homogêneo com bom padrão racial e conformação.

 

A nossa segunda viagem à África do Sul foi em abril de 2004 buscamos melhoria genética para o nosso plantel. Visitamos novamente John Dell , Tien Jordan, Mickey Phillips ,Ron Van De Merve e Ernest Connan. Agora, com muito mais experiência de criadores das raças Dorper e Boer escolhemos novas doadoras de embriões visando a melhoria do nosso rebanho. Esta injeção de genética é uma necessidade, e a África do Sul como pais de origem da raça Dorper é o local indicado para essa busca de novas genéticas para um rebanho de qualidade e de pureza de sangue africano.

A fazenda Jataí situa-se no município de Senhor do Bonfim no norte baiano numa região de clima semi-árido e de média pluviométrica anual de 800mm, porém com distribuição irregular de chuvas. 

È desenvolvida na fazenda diversas atividades, desde a apicultura à pecuária. Até o final dos anos 90 a principal renda era proveniente da criação de gado de corte da raça Pardo Suíço.

Até que em Janeiro de 1998 junto com um grupo de amigos foi feita a primeira importação de caprinos da raça Bôer do Canadá, proveniente da criadora Ann Marie e Ray Hauck. No inicio da criação enfrentamos diversos desafios de manejo e sanidade dos animais, pois era a primeira experiência na fazenda com caprinos, porém com muita garra e dedicação conseguimos ajustar esses detalhes e logo estávamos de vento em polpa com o novo negócio.


 

 

O Rebanho Buriá

Localizado em Senhor do Bonfim - BA

Email: fazendajatai@gmail.com 
Cel:  (74) 9966 2012 vivo

         (71) 9220 3339 tim

 

  • Facebook App Icon
  • Instagram App Icon
  • Twitter App Icon

© 2014 por Ricardo Teixeira. 

Parceiros:

Arremate Pecuário

Sistema Ovinos Brasil

bottom of page